quarta-feira, 5 de março de 2008

História do Cerco de Lisboa

José Saramago recupera o episódio da conquista de Santarém e do cerco de e tomada Lisboa baseando-se principalmente na História de Portugal.
A História do Cerco de Lisboa divide se em duas histórias: a real, do cerco a Lisboa no ano de 1147 (quando os portugueses, com ajuda dos cruzados, tomaram a cidade aos mouros), e a fictícia, que surge aos poucos na cabeça do revisor Raimundo Silva, depois de alterar injustificadamente certa frase nas provas de um livro, mudando a história com a simples força de um "não".


Crítica presente

Crónica do próprio Dom Afonso Henriques se os cruzados ajudaram ou não as tropas do rei Dom Afonso na reconquista da cidade aos mouros.

Breve resumo

A História do Cerco de Lisboa enquadra-se, propositadamente, num quadro de rever a História na dupla visão do sim e do não, do avesso e do direito, do que foi verdade e mentira. José Saramago serve-se das nossas mitologias ao longo dos tempos para rever a História.
É essa mitologia do espírito e formação da nacionalidade, que ao ler esta obra conseguimos entender de outro modo a História.

Sem comentários: